Funções extras do GMail que você devia ativar

gmaillabs

Alguns serviços do Google, como o GMail, Maps e Docs, tem opções adicionais que você pode ativar facilmente. O Google dá o nome de Labs para essas opções e muitas delas acabam sendo incorporadas ao produto caso façam sucesso. Essa semana o Lifehacker fez uma série de posts mostrando os labs mais úteis e indicados por eles.

Então porque não mostrar quais os recursos que eu mais uso? Muita gente deve usar o GMail da sua forma mais crua, o que não é de todo ruim já que é o melhor serviço de webmail, na minha opinião. Mas umas funcionalidades a mais podem mudar drasticamente a sua forma de usar o email e, quem sabe, ganhar produtividade!

Para ativar os Labs em seu GMail é fácil, só seguir a dica do próprio Google aqui. Agora vamos ver os Labs que eu recomendo!

Ajustes de Título

É um ajuste simples: ele coloca a pasta que você está acessando e a quantidade de emails não lidos logo no início do título da página. Assim, você nem precisa abrir a aba ou janela do browser pra saber se chegou uma mensagem! Esse lab, combinado com o Lab Ícone de mensagens não lidas e as notificações na área de trabalho permite que você saiba sempre quantos emails pendentes estão na sua caixa de entrada.

Aprimoramentos do bate-papo por vídeo

Muitas pessoas não utilizam o bate-papo por vídeo do GTalk, embutido no GMail e outros serviços como o Orkut. Não sabem o que estão perdendo! Na minha opinião, trata-se do melhor serviço de bate-papo por vídeo disponível em várias plataformas. Basta instalar o plug-in e pronto! O Google já prometeu videochamada embutida no Android, então você poderá conversar rapidamente com qualquer contato seu, por aúdio e vídeo, a qualquer hora!

Esse Lab, no entanto, não é pra ativar o bate-papo por vídeo. Ele já está ativado! O Lab melhora bastante a qualidade de vídeo, e assim você pode fazer uma reunião com um contato distante e aumentar a janela sem medo de ficar vendo uma imagem horrível!

Atualizar contas POP

Uso o meu GMail como minha central de contato. Todos os meus endereços de e-mail encaminham mensagens para lá, ou o próprio GMail vai buscar essas mensagens via POP. Se você está esperando uma mensagem, ou sabe que ela foi mandada nesse instante, você não precisa ficar esperando o GMail atualizar as contas POP! Ativando esse Lab, sempre que você atualizar o GMail, as contas POP também serão atualizadas.

Autocompletar pesquisa

Você já deve estar acostumando com os recursos de autocompletar de diversos sites, que poupam seu trabalho ao digitar uma coisa repetida, ou mesmo adivinham o que você quer buscar. Porque não ter isso no seu email? A busca rápida do GMail foi um de seus diferenciais quando o serviço foi lançado e até hoje é imbatível. Nunca perco nenhuma mensagem, pois a busca sempre me ajuda a encontrá-la, não importa onde. Com o autocompletar, então, fica fantástica!

Bate-papo do lado direito

Hoje boa parte dos usuários tem acesso a monitores maiores que 17″ e widescreen. Porque desperdiçar esse espaço? Use o bate-papo do GTalk do lado direito e tenha bastante espaço para conversar com seus contatos.

Cancelar envio

Esse é um dos mais úteis. Já teve a experiência de perceber que mandou a mensagem para o contato errado logo após apertar o botão Enviar? Ou desistiu de algo que havia digitado? Pois é, esse Lab te dá um tempinho para cancelar o envio antes que seja tarde demais.

Envio em segundo plano

Se você tem uma conexão à internet lenta, já deve ter sofrido esperando que o GMail terminasse de enviar uma mensagem antes de você ler a próxima. Esse Lab permite que o GMail fique enviando a sua mensagem enquanto você faz outras coisas.

Movimentos do mouse

Você pode ser mais produtivo usando os atalhos de teclado do GMail, mas se você não é fã de atalhos, você pode melhorar o uso do mouse pelo menos! Segurando o botão direito do mouse e arrastando para cima te leva de volta à pasta anterior, para os lados avança ou retorna pelas mensagens. Assim que você se acostuma, facilita muito!

Esses são só alguns dos que recomendo, com certeza existem outros muito interessantes também. Dêem uma olhada rápida e com certeza vão achar algo que gostem!