Lentes para fotografia no iPhone: é possível?

07-dslr01-600x382

Com o Instagram e tantos outros apps de fotografia, nada mais natural que o iPhone seja um dos aparelhos mais utilizados para tirar fotos mundo afora (já é a câmera mais usada no Flickr!). Algumas das novidades do iOS 5 a ser lançado este ano (ou quem quiser usar o beta, já pode, por sua própria conta e risco) envolve justamente a Câmera: agora teremos um atalho para câmera direto da lockscreen, sem precisar destravar o smartphone para tirar uma foto rápida; também será possível disparar a foto com o botão de volume (o pessoal do Camera+ não curtiu nem um pouco isso).

No entanto, por mais que a câmera do iPhone seja legalzinha, ela nunca irá se comparar com uma boa câmera dedicada. Quanto mais você se aprofundar no campo da fotografia, verá que existem várias técnicas, ajustes e tecnologias que não são possíveis na câmera de smartphones, ou mesmo que possíveis, não produzem o efeito desejado. As lentes intercambiáveis de câmeras DSLR são um exemplo disso: cada lente possui um uso específico e afetam a sua fotografia de diversas maneiras.

 

Acessório para iPhone que permite o uso de lentes

 

Navegando pelo MacMagazine, acabei me deparando com este acessório para iPhone 4 que permite uma gambiarra para o uso de lentes intercambiáveis no smartphone! Com certeza não deve fazer milagres e deve ter uma ergonomia péssima, mas deve ser interessante brincar com um desses e um par de lentes bacanas.

Claro que deve sair muito melhor e talvez até mais barato adquirir uma DSLR de entrada da Nikon ou Canon e tirar fotos bem melhores do que as do iPhone, mas mesmo assim é curioso. Claro que usar uma DSLR não é tão fácil quanto fotografar com um celular, mas quem pensa em investir em lentes com certeza não quer essa facilidade toda, não é mesmo?

Foto do Acessório

Se você quer se aprofundar em fotografia digital, leia esse guia do Lifehacker publicado em português pelo Gizmodo Brasil. Ele é dividido em várias partes e eu recomendo a leitura de todas.