Configurando os serviços do Google no iOS

iphone-sync.png

Você já deve estar se perguntando logo de cara: que maluquice é essa? Explico: o iOS tem um passo-a-passo facílimo para quem tem uma conta no Google: basta colocar usuário e senha. Pronto, seu e-mail, contatos, notas e calendário estarão sincronizados com os serviços do Google. Mas nem sempre dá pra resolver tudo com isso.

Para habilitar o Push para entrega imediata de email no GMail, por exemplo, tem de se usar o Microsoft Exchange para isso. Já no Google Agenda, você pode possuir diversos calendários diferentes. Um pessoal, outro da família, outro com prazos de projetos, outro com feriados, etc. É uma sacada bacana para organizar os seus compromissos. O problema é que, usando a solução simplificada, apenas o seu calendário principal será sincronizado. Mas e aí, se você for um viciado em calendários? A solução proposta pelo Google é usar a opção de adicionar calendários CalDAV.

O Microsoft Exchange é uma solução corporativa da Microsoft com direito a e-mail, calendários, reuniões e etc, que muitas empresas usam o próprio ou um sistema compatível. Os serviços do Google são compatíveis com o Microsoft Exchange. E alguns deles até funcionam melhor no iOS se forem configurados dessa maneira! Já o CalDAV é um padrão utilizado na internet para aplicações de calendário.

Então basta seguir essas dicas (e os passos encontrados nos próprios sites de suporte do Google e da Apple) para configurar esses serviços de forma completa. Nisso o Android sai ganhando, pois a configuração desses serviços é automática e completamente funcional. Já no iOS, se você for um usuário avançado, pode ter de recorrer a essa configuração mais complicada.

Assim, mesmo você que é usuário fervoroso do Google, pode ter uma experiência totalmente integrada também no iOS. Só vai faltar a sincronização de fotos automática com o Picasa!