Fotografe todos os dias para melhorar sua técnica!

365

Lembro quando ter uma câmera e poder tirar várias fotos era um luxo. E olha que nem sou velho assim pra ficar relembrando os “velhos tempos”… os equipamentos de fotografia evoluíram muito rápido nas duas últimas décadas. Ter uma câmera já deixou de ser um problema há tempos. Primeiro vieram as point-and-shoots básicas, depois todo celular passou a ter uma câmera. Hoje em dia dá pra se ter uma câmera “decentezinha” em seu bolso, te acompanhando praticamente todo o dia!

E é justamente sobre isso este post. Podemos tirar fotos de qualquer coisa, mostrar para os amigos instantaneamente pela internet e sem gastar mais algum dinheiro pra isso. Sites e redes de fotografia existem aos montes, como os famosos Flickr, Instagram e Picasa. Porque não usar isso e aprender um pouco mais sobre fotografia, todos os dias?

É aí que entram as idéias de projetos como o Mostly365 e o 365 Project: tire uma foto de qualquer coisa, todo dia, e publique ela online. Pode ser em seu perfil do Facebook, Instagram, Twitter, onde preferir. Só faça isso, claro, se você realmente gostar de fotografia: a idéia é criar um hábito, não apenas uma obrigação chata. Nem é restrito a profissionais da área, claro! Pode acreditar que eles já tiram muitas fotos praticamente todos os dias!

Minha 3ª foto seguindo essa idéia :)
Minha 3ª foto seguindo essa idéia :)

Criando esse hábito (podem até usar o HabitForge pra ajudar), você irá aprender uma pequena lição todos os dias, mesmo com as fotos que você julgar ruins. Cada uma delas vai te dar uma dica sobre a melhor iluminação, posição ou truque com seu equipamento, além de aprimorar sua visão fotográfica. Afinal, você irá sempre prestar atenção aos arredores para a oportunidade de tirar uma boa foto!

Publicá-la online é uma parte interessante do hábito porque o retorno social é muito bacana para ajudar a criar o hábito. Cada vez que um amigo seu comentar ou curtir uma foto sua você vai se sentir mais recompensado!

Para não perder tempo (lembre-se: é uma foto todos os dias!), o mais indicado é realmente não editar muito a foto. Prefiro publicá-la exatamente como tirei ou aplicando um efeito simples e bacana do Instagram para iOS (para quem usa Android: o Flickr faz isso também).

É sempre bom também acompanhar blogs de fotografia ou outras fontes para se ter alguma inspiração. Esse artigo dá algumas idéias básicas. O 500px, site mais voltado para profissionais, também é uma ótima fonte. Sempre que acesso, passo um bom tempo navegando pelas fotos – são sensacionais.

Quem quiser conferir minha galeria de fotos diárias, é só visitar 365.erickmendonca.com.br :)