Apps de smartphone para RPG

mzl.nogbxlae.320x480-75

Sempre fui muito fã de RPGs, tanto os eletrônicos como os tradicionais, de mesa. Principalmente os de mesa: é muito bacana se reunir com os amigos, ter uma boa conversa e se divertir por horas a fio! Juntávamos lápis, papel, livros e alguns dados e já estávamos prontos pra uma aventura que ocuparia boa parte dos nossos fins de semana.

Há algum tempo, porém, acabei por parar de jogar: faltava tempo e organização pra coincidir os horários de todo mundo. Haja jogo de cintura pra reunir uns cinco amigos por pelo menos umas cinco horas em meio a tantos compromissos! Há alguns meses, no entanto, conseguimos dar um jeito e estamos jogando Dungeons & Dragons em intervalos regulares. Voltei até a mestrar!

E uma diferença interessante que pude notar nessas novas sessões de RPG é que todos, do Mestre aos Jogadores, possuem smartphones em seus bolsos. Lembro que, quando mais jovem, sempre quis ter um notebook leve e prático pra organizar as fichas, livros e material da campanha. Os smartphones caíram como uma luva!

Bastou alguns minutos procurando que encontrei vários aplicativos pra iOS e Android, alguns dedicados ao RPG e outros genéricos, que podem facilitar muito a vida durante a aventura. Seguem as dicas, principalmente para D&D 3.5!

iOS

Regras: Scry free. Boa parte das regras da SRD do d20, catalogadas em forma de app. Dá pra favoritar os tópicos de sua preferência pra acesso rápido! Quem quiser também pode acessar o site d20SRD.org e ter toda a SRD em formato HTML com links!

Fluxo/mapa mental: Mindjet. Indispensável para o Mestre que gosta de planejar bem a campanha. Permite criar um mapa mental com o fluxo dos eventos e os desvios que podem acontecer a depender das ações dos personagens. Também tem uma versão, melhor ainda, pra iPad!

Rolador de dados: Dungeon Dice. Um dos milhões que tem na App Store. Serve pra rolar os dados secretos do Mestre ou como quebra-galho quando esquecem os dados (true story!). Prefiro os dados físicos, mas em emergências é perfeito!

Organizador de campanha: Evernote. Uma ferramenta indispensável para o Mestre, caso ele queira ter o material de campanha sempre acessível. O Evernote também está disponível na web, pra Windows, Mac e outras plataformas. Na verdade, é um gerenciador de notas que aceita texto, imagens, voz e localizações, podendo organizar tudo isso em tags, compartilhar com outros usuários e buscar facilmente.

Notas de texto: Simplenote. Prefiro organizar as coisas em formato texto. Desde as fichas até o material de campanha, e o Simplenote é o serviço perfeito pra isso! Apenas texto, pra todas as plataformas, e nada pra te atrapalhar.

Android

App de ficha pra D&D: d20 Character Sheet. Completo, mas feio e caro. Vale a pena se quiser uma ajuda e não ligar de gastar um pouco a mais.

Grimório: Spellbook D&D 3.5 ou Spellbook Pahfinder. Ambos são muito bacanas pra quem joga com conjuradores. Pra que ficar folheando o livro, se pode achar tudo sobre a magia que vai usar em um segundo?

Regras: d20 Reference. Assim como o Scry free pra iOS, esse app apenas cataloga as informações da SRD do d20 em forma de um app mais usável.

Auxiliar de combate: DM Assist. Bom pra não se perder naquele mar de rolagens de iniciativa quando uma dúzia de kobolds atacam o grupo!

Organizador de campanha: Evernote. Uma ferramenta indispensável para o Mestre, caso ele queira ter o material de campanha sempre acessível. O Evernote também está disponível na web, pra Windows, Mac e outras plataformas. Na verdade, é um gerenciador de notas que aceita texto, imagens, voz e localizações, podendo organizar tudo isso em tags, compartilhar com outros usuários e buscar facilmente.

Notas de texto: mNote. Sincroniza com o Simplenote, que também é acessível em programas pra Windows, Mac OS, Linux e também pela web. Ótimo pra escrever background, ou anotar a ficha em formato de texto e ter isso acessível em qualquer lugar!

Dica bônus, pra qualquer plataforma

Dropbox: Sincroniza arquivos de qualquer tipo em todas as suas máquinas e dispositivos, além de poder compartilhar com outros usuários. Qualquer alteração em um arquivo já é enviada para todos os outros dispositivos e usuários que tenham acesso!