Apps e tweaks no jailbreak do iPhone

SBSettings na Central de Notificações

Qualquer um que goste de fuçar em seu smartphone se pergunta: “o que há além dos limites? Além da App Store ou do Android Market?”. Ou até mesmo em Symbians, Windows Phones e outros. Para ir além das restrições é preciso fazer um procedimento conhecido por jailbreak nos dispositivos com iOS (e o WP também usa essa nomenclatura) ou root em Androids.

Depois de procurar um pouco aqui e ali, você consegue fazer o tal do jailbreak. Mas e agora, por onde começar? O app Cydia, que provavelmente foi instalado quando você fez o jailbreak, lhe promove um ambiente parecido com a App Store pra procurar os apps ou tweaks. Só que existem muitos apps lá, muitos inúteis, muitos que já não funcionam no iOS 5… Então resolvi criar aqui a minha lista de apps e tweaks preferidos! Confira logo abaixo, após a quebra, quais os tweaks que se mantém úteis após as novidades do iOS 5.


SBSettings na Central de Notificações

Activator

Esse todo mundo tem de ter, obrigatoriamente: permite criar ações específicas pra atalhos dentro do iOS 5. Por exemplo: um clique duplo na barra de status pode avançar uma música, ou o chacoalhar do aparelho pode voltar para a tela inicial. Parece bobeira, mas é fantástico.

AnyLockApp

Permite colocar qualquer app na lockscreen, no lugar da Câmera. Muito útil se você precisa de acesso instantâneo para algum app específico. Só tenha cuidado com o que você vai colocar aí! Eu uso, junto com o CameraLocker, pra ter sempre o app Camera+ à minha disposição.

Auto3G

Esse tweak permite que você controle melhor o 3G/EDGE de seu iPhone, pra tentar aumentar a duração de sua bateria. Pode, por exemplo, desligar o 3G e deixar apenas o EDGE/2G quando o telefone estiver bloqueado.

CameraLocker

Pra evitar que pessoas ficassem abrindo a Câmera sem querer, a Apple fez com que seu atalho na lockscreen aparecesse apenas ao apertar o botão Home duas vezes. Na minha opinião, porém, isso não é lá muito prático. Principalmente se o botão Home do seu telefone já estiver ficando desgastado. Esse tweak deixa a Câmera sempre visível na lockscreen e assim você pode tirar uma foto rápida com facilidade!

Five Icon Dock, Five Icon Switcher, Five-Column Springboard

Pra quem não tem dedos muito largos, ter apenas quatro apps em cada linha é um desperdício de espaço. Principalmente quando você é viciado em apps e instala trocentos deles! Com esses tweaks, você pode ter cinco apps na tela de início, dock e até no switcher.

iBooksFix2

Se você usa o iBooks, deve ter tomado um susto ao tentar abrí-lo logo depois de fazer o jailbreak e encontrar uma mensagem de erro. Mas não se desespere! Basta instalar esse tweak que você vai poder voltar a usar o iBooks sem problemas, inclusive a nova versão (janeiro/2012).

LocationHolic

Esse não é exatamente útil, mas pode servir pra algumas brincadeiras. Ele permite que você coloque uma localização falsa e todos os apps que utilizem sua localização irão utilizar a que você escolher. Cuidado com o que vai fazer com isso!

ProTube

Já se decepcionou com o app do Youtube que vem pré-instalado em seu iPod/iPhone/iPad? Bem fraquinho e não tem as funcionalidades mais novas do Youtube. Esse app, no entanto, te dá acesso à experiência completa do portal de vídeos, além de permitir que você faça download dos vídeos que quiser pra assistir offline!

SBSettings

Mais que obrigatório e útil: permite que você altere algumas configurações de sistema rapidamente, sem precisar sair do app que estiver usando. Desligar 3G, ligar Wi-Fi, desligar GPS e outras coisas úteis. E agora funciona integrado à Central de Notificações!

Snes9x EX

Aqui cabe aquele aviso clássico sobre emuladores: cuidado com o que você vai fazer. Mas jogar clássicos dos 16 bits no iPhone ou iPad é muito bacana! Também existem emuladores de outras plataformas, inclusive do PlayStation.

Aviso!

Lembrem-se que jailbreak não é um processo suportado pela Apple. Se você fizer um, estará por si só. No entanto, a comunidade está aí pra ajudar se tiver algum problema. E lembre-se de fazer backups antes de começar tudo, porque nem sempre tudo funciona corretamente…

Eu, no entanto, sou a favor da experiência do jailbreak. Não para piratear apps. Mas pra conhecer soluções diferentes sem ter de mudar de plataforma. Existem vários outros tweaks que não comentei nesse post, mas que são fantásticos. Vejam esse post do Lifehacker e esse do Gizmodo também pra conhecer mais alguns.